A mandioca é um tubérculo nativo da América do Sul que também está muito presente na culinária africana. Mesmo sendo pouco consumida na Europa, a mandioca é hoje a quinta planta mais consumida no mundo, atrás apenas do arroz, trigo, milho e batata.
- Boa fonte de energia;
- Regular trânsito;
- Naturalmente sem glúten;
- Efeito saciante;
- Bom conteúdo de vitaminas e minerais.
Quais são os benefícios da mandioca?
Por ser rica em carboidratos, amido e fibra alimentar, a mandioca oferece muitos benefícios à saúde. É ao mesmo tempo muito digestível, saciante e tem um efeito regulador do trânsito intestinal. É uma boa alternativa aos amidos e cereais mais tradicionais, como arroz ou massa.
Rico em carboidratos, é um amido fácil de incorporar nas refeições. Pode, por exemplo, substituir a batata ou a sêmola se for consumida na forma de farinha de mandioca.
A mandioca e seus derivados (incluindo tapioca) não contêm glúten.
O alto teor de amido da mandioca torna-a facilmente digerível. Também ajudará a regular os problemas com o início ou irritação do cólon.
É também o amido da mandioca que vai ganhar volume no estômago e fazer com que se sinta muito satisfeito no final da refeição.
Dicas de uso:
- Você pode saborear a mandioca em pedaços, rodelas, semolina ou farinha. É importante não se esquecer de cozinhá-lo, caso contrário não é comestível porque é tóxico.
- Depois de descascado e cozido em água para amolecer a polpa, pode-se fritar até ficar crocante.
- Também pode ser usado para preparar cuscuz, tortilha, pão e donuts doces ou salgados.
- Também se encontra no acompanhamento de carnes e peixes, cozidos ou grelhados.
Características da mandioca
- Informação nutricional: Por 100g: Energia 137 kcal, Proteínas 1,2g, Carboidratos 33g, Lipídios 0g.
- Armazenamento: Rica em água, a mandioca é um alimento frágil. Portanto, é aconselhável consumi-lo rapidamente. No entanto, pode conservar-se alguns dias no frigorífico. Depois de cozido e / ou cozido, pode ser facilmente armazenado no freezer por alguns meses.